Top

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

http://site.adital.com.br/site/noticia.php?boletim=1&lang=PT&cod=89043

 

REZAR SEM ARROGÂNCIA

Francisco de Assis Correia

Adital
Falando, no dia 1º de junho, na audiência geral das quartas-feiras, o papa Francisco afirmou:
É preciso "recuperar” os valores da intimidade e do silêncio onde Deus se encontra e onde fala a cada um, referindo que o importante "não é rezar muitas vezes”, mas bem e com o coração limpo.
"Não basta, pois, considerar quanto é que rezamos, devemos antes perguntar como é que rezamos, ou melhor, como está o nosso coração: É importante examiná-lo e avaliar os pensamentos e sentimentos e evitar a arrogância e a hipocrisia”.
A catequese do Papa partiu da leitura da parábola do fariseu e do publicano e o Francisco diferenciou que enquanto um reza "a si mesmo, numa ação egoísta e vazia”, o outro humildemente invoca piedade por saber-se pecador.
"Eu pergunto: é possível rezar com arrogância? Não! É possível rezar com hipocrisia? Não! Devemos rezar diante de Deus como nós somos”, alertou na Praça de São Pedro.
Francisco referiu que "a soberba compromete toda boa ação”, esvazia a oração, afasta de Deus e dos outros e explicou que com a parábola (cf. Lc 18,9-14) Jesus quer "ensinar o que é a atitude certa para rezar e invocar a misericórdia do Pai”
"Se a oração do soberbo não chega ao coração de Deus, a humildade do miserável o escancara”, diferenciou, destacando que Deus tem "uma fraqueza” pelos humildes e perante um coração humilde Ele "abre o Seu coração totalmente”.
Francisco observou também que na sociedade atual as pessoas vivem presas ao frenesim do ritmo quotidiano, mergulhados em sensações que confundem e atordoam.
"É necessário parar e redescobrir o caminho para o nosso coração, recuperar o valor da intimidade e do silêncio, porque é aí que Deus se encontra e nos fala”, explicou.
O Papa destacou que o publicano que se tornou um "ícone do verdadeiro crente” apresenta-se no templo com um "coração humilde e contrito” e em pé, ao longe, diz uma oração "muito curta” - "Ó Deus, tem piedade de mim, pecador” – e pediu aos peregrinos que rezassem com ele a mesma oração.
"A parábola ensina que se é justo ou pecador não pela sua posição social, mas pela maneira como você se relaciona com Deus e os irmãos”, sublinhou.
O Papa recordou que esta sexta-feira a Igreja celebra a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus que este ano é "enriquecida” pelo Jubileu dos Sacerdotes, que se assinala entre hoje e dia 03.
"Convido todos a rezar ao longo do mês de junho ao coração de Jesus e a apoiar com proximidade e afeto os vossos sacerdotes, para que sejam sempre imagem daquele Coração cheio de amor misericordioso”, pediu.
Neste contexto, e na saudação em língua italiana, o Papa dirigiu um "pensamento especial” aos jovens, os doentes e recém-casados; Aos jovens pediu que vejam no Coração de Jesus "o alimento da sua vida espiritual e a fonte de esperança”, aos doentes que ofereçam o seu sofrimento ao Senhor porque "Ele continua a alargar o seu amor nos corações dos homens” e aos recém-casados que participem na Eucaristia porque "alimentados por Cristo” vão ser "famílias cristãs tocados pelo amor do Divino Coração”.
Padre, 71 anos. Pároco emérito. Foi professor de filosofia e de teologia no CEARP. Encontra-se com deficiência visual completa, desde março de 2013. Digitou esse texto Ricardo Rodrigues de Oliveira, enfermeiro cuidador do autor. Serie 71 anos, 289°.


Regresar a "Para conocer más"

 
Top